domingo, 30 de maio de 2010

Meus Mestres

Vitória, 1979

Todos nós tivemos em algum momento de nossas vidas, pessoas que nos inspiraram, que nos deram conselhos valiosos, que nos mostraram um caminho. Podem ter sido nossos pais, um professor, um grande amigo. São pessoas que de certa forma, foram divisores de águas em nossas vidas.
Para mim, considero até hoje, que são duas as pessoas que foram meus mestres.
O primeiro, Irmão Lino, do Colégio Anchieta (Porto Alegre, 1978). Um padre jesuíta. Foi com ele que eu comecei  na fotografia. Eu, com 17 anos, escolhi o curso profissionalizante obrigatório na época, por achar que era o curso mais fácil de se levar. Entrei na primeira aula com uma Pentax Spotmatic na mão, sem saber muito bem o que estava fazendo ali. Mas como a primeira ampliação a gente nunca esquece, eu descobri  o quanto ficava cada vez mais ansiosa pelas aulas. Comecei a dedicar cada vez mais tempo com o novo hobby.

Irmão Lino, 1990

Logo em seguida fui fazer intercambio nos EUA e naturalmente escolhi o curso de fotografia como uma das matérias na escola, para continuar a praticar e aprender um pouco mais. Foi lá que conheci Ed Bogenschild, ou Mr. B, meu professor. O que mais me chamou a atenção nele, é que ele ensinava com paixão, e isso fez toda a diferença para mim. Ele foi a primeira pessoa a me encorajar a levar a fotografia a sério e acho que viu em mim um talento, que eu ainda nem sabia se tinha. Um dia, durante o curso, ele me levou pessoalmente para conhecer a faculdade que eu viria a me formar posteriormente, e da qual ele próprio tinha se formado. No momento em que entrei na galeria do Art Center College of Design, eu pensei:
" é aqui que quero estudar".

   Mr. B, 1982

Voltei para o Brasil com o catálogo da faculdade nas mãos, decidida a convencer os meus pais que era ali que eu deveria estudar. Meu pai, principalmente, não estava muito convencido, afinal estudar fotografia na Califórnia? Ele me fez entrar na faculdade, (fiz um ano de Letras na PUC/RS), mas eu sonhava com o Art Center. Na mesma época, me inscrevi num concurso de fotografia amador, realizado pela Secretaria de Cultura. O tema " Criança Sem Fronteiras". Mandei uma única foto, e não falei para ninguém. O resultado saiu no jornal, e eu tinha vencido em primeiro lugar, com a foto " Vitória".  Acordei o meu pai com o jornal na mão e ele falou: " prepara a papelada porque voce vai para o Art Center. E foi assim que tudo começou.
(a experiencia no Art Center vou deixar para um próximo post em breve).

agora todo mundo vai saber meu verdadeiro nome, mas é Jefferina com J.

O que fica desta história? O que me vem à memória quando lembro de tudo isso? Lembro que desde a primeira vez que peguei numa câmera, ela apontou para uma criança, como se fosse um imã. E até hoje, é a mesma criança que me atrai, que me chama. 
O conselho mais valioso que o Mr. B me deu, e que carrego sempre comigo:
" Faça da sua câmera parte do seu corpo e da sua alma".
É o que eu tento fazer toda vez que pego na minha câmera e coloco o meu olho no visor.
Obrigada Irmão Lino e Mr. B. Voces fizeram a diferença na minha vida.
 

Colégio Anchieta                  www.colegioanchieta.g12.br
Art Center College of Design  www.artcenter.edu 

terça-feira, 18 de maio de 2010

Muito bom Buenos Aires

Buenos Aires não foi só trabalho não. Me diverti muito com a minha filha, que foi uma super companheira.
Sol e céu azul todos os dias. Nada melhor do que contar um pouco sobre essa viagem e mostrar as fotos, é claro.

Rua Montevideo



Heladeria Scannapieco, desde 1938.
Voce é atentido pelos filhos e netos dos fundadores.


Passeio pelo Tigre, que fica a 33 km do cidade de Buenos Aires.
Pegamos um barco público,  e fizemos um passeio pelo rio. A maioria das pessoas são moradores que vão descendo nos decks na beira das  casas.


Museo de Arte Tigre  www.mat.gov.ar
Exposição: Retrato do los Selk' Nam - Tierra del Fuego
fotografias de Anne Chapman


Para se chegar ao Tigre, fomos de trem. Na ida pela periferia, e na volta, o Trem de la Costa, e paramos em algumas estações para conhecer as cidades. Até conseguimos visitar uma feira de antiguidades numa delas.

Estação San Isidro


Estação Barrancas


           Algumas exposições
Centro Cultural Recoleta http://centroculturalrecoleta.org
Exposição: Parecidos, fotografias de Sol Levinas


Galeria Ernesto Catena  www.ecfotografiacontemporanea.com
Exposição: Guilty!, fotografias de Marcelo Grosman

               O hotel, comidinhas e livros
              Hotel Craft www.crafthotel.com



café da manhã...


dica da Ines Schertel, realmente a melhor carne do mundo



Libros del Pasaje  www.librosdelpasaje.com.ar
comprei um livro do August Sander



La Pasteleria, Palermo Soho



no trem...

e mais:

Jorge Mara - La Ruche Galeria   www.jorgemaralaruche.com.ar
Green Bamboo - restô Vietnamita
Astrid & Gastón - restô Peruano
www.astridygaston.com ,(dica do Pablo Di Giulio)
Little Rose - sushi          
Armenia, 1672 1º piso  Palermo
En el Camino - livros      
Borges, 1664  Palermo (pequena e muito charmosa, compramos  livros do Horacio Coppola, Martin Chambi e um Warhol).





















quinta-feira, 13 de maio de 2010

Exposição em Buenos Aires


Centro Cultural Borges


Fui a Buenos Aires por dois motivos: passar o dia das mães com a minha filhota, e também para organizar a minha exposição, ORIGEM, que acontece em agosto. Foram seis dias intensos entre idas ao laboratório, decidir nas molduras, visitar o local da exposição e encontrar com a diretora do festival.
Fui convidada a participar do XVI Encuentros Abiertos – Festival de La Luz 2010, que acontece a cada dois anos, e é considerado o principal evento internacional de difusão, crescimento e promoção da arte fotográfica na Argentina.
A exposição é a mesma que fiz no Memorial do Imigrante, em São Paulo, quando publiquei o meu livro ORIGEM, em agosto de 2009.
A sala em que vou expor fica no Centro Cultural Borges, dentro da Galerias Pacífico, um dos edifícios históricos mais renomados da cidade de Buenos Aires.
Desde que soube que faria parte do festival, comecei a me mexer para descobrir a melhor maneira de levar a exposição para lá. O envio da exposição montada ficou inviável. Além de toda burocracia (taxa temporária de exportação/ importação, seguro, etc), o valor é altíssimo. A opção foi fazer uma outra exposição, toda produzida em Buenos Aires. Depois de muitos emails, telefonemas, cotações e tudo acertado, parti para lá na última sexta-feira.
Primeira parada, no laboratório, para ver as provas (já havia enviado os arquivos). O Jorge me recebeu, e exceto por algumas correções, estava tudo muito bom. Marcamos para dali a 4 dias, para ver as provas finais. O laboratório entrega as imagens direto para a pessoa que vai fazer as molduras, já todas adesivadas, prontas para serem montadas.



Já com o Ricardo, o moldureiro, foi mais rápido. Escolhemos as molduras, a cor e pronto. Ele ficou de entregar todo o trabalho direto para o local do festival.
Elda Harrington é diretora da Escuela Argentina de Fotografia, EAF, e é esta escola a organizadora do Encuentros Abiertos- Festival de La Luz, há mais de 20 anos.
Nossa conversa foi longa, muitos detalhes para serem resolvidos: distribuição dos catálogos, a disposição da sala, a montagem, se vai poder pintar paredes ou não, tradução dos textos, venda dos livros, convites, abertura, enfim, uma conversa bastante produtiva. 
Por fim, fui ao Centro Cultural Borges conhecer o espaço. No momento está tendo uma exposição do fotógrafo americano Steve McCurry, autor da famosa foto da menina Afgã, que aparece na capa da revista National Geographic em 1985.




Bom, a primeira parte deste projeto está em andamento. A segunda parte começa no final de julho, quando devo retornar a Buenos Aires para a montagem da exposição.
Posso dizer que tem sido uma experiência incrível. O meu desejo como fotógrafa é emocionar as pessoas através das minhas imagens, é poder compartilhar o meu olhar, isso sim é o que vale de verdade.
O festival abre oficialmente dia 4 de Agosto de 2010.
Vou postar o convite mais para frente.
Estão todos convidados.

Uma última coisa: o festival está com inscrições abertas para leituras de portfolio. É uma oportunidade de mostrar o trabalho para curadores, fotógrafos, colecionadores e  diretores de vários festivais de fotografia.
Informações no site.

www.eaf.com.ar
www.ccborges.org.ar
www.intercolor.com.ar