quinta-feira, 13 de maio de 2010

Exposição em Buenos Aires


Centro Cultural Borges


Fui a Buenos Aires por dois motivos: passar o dia das mães com a minha filhota, e também para organizar a minha exposição, ORIGEM, que acontece em agosto. Foram seis dias intensos entre idas ao laboratório, decidir nas molduras, visitar o local da exposição e encontrar com a diretora do festival.
Fui convidada a participar do XVI Encuentros Abiertos – Festival de La Luz 2010, que acontece a cada dois anos, e é considerado o principal evento internacional de difusão, crescimento e promoção da arte fotográfica na Argentina.
A exposição é a mesma que fiz no Memorial do Imigrante, em São Paulo, quando publiquei o meu livro ORIGEM, em agosto de 2009.
A sala em que vou expor fica no Centro Cultural Borges, dentro da Galerias Pacífico, um dos edifícios históricos mais renomados da cidade de Buenos Aires.
Desde que soube que faria parte do festival, comecei a me mexer para descobrir a melhor maneira de levar a exposição para lá. O envio da exposição montada ficou inviável. Além de toda burocracia (taxa temporária de exportação/ importação, seguro, etc), o valor é altíssimo. A opção foi fazer uma outra exposição, toda produzida em Buenos Aires. Depois de muitos emails, telefonemas, cotações e tudo acertado, parti para lá na última sexta-feira.
Primeira parada, no laboratório, para ver as provas (já havia enviado os arquivos). O Jorge me recebeu, e exceto por algumas correções, estava tudo muito bom. Marcamos para dali a 4 dias, para ver as provas finais. O laboratório entrega as imagens direto para a pessoa que vai fazer as molduras, já todas adesivadas, prontas para serem montadas.



Já com o Ricardo, o moldureiro, foi mais rápido. Escolhemos as molduras, a cor e pronto. Ele ficou de entregar todo o trabalho direto para o local do festival.
Elda Harrington é diretora da Escuela Argentina de Fotografia, EAF, e é esta escola a organizadora do Encuentros Abiertos- Festival de La Luz, há mais de 20 anos.
Nossa conversa foi longa, muitos detalhes para serem resolvidos: distribuição dos catálogos, a disposição da sala, a montagem, se vai poder pintar paredes ou não, tradução dos textos, venda dos livros, convites, abertura, enfim, uma conversa bastante produtiva. 
Por fim, fui ao Centro Cultural Borges conhecer o espaço. No momento está tendo uma exposição do fotógrafo americano Steve McCurry, autor da famosa foto da menina Afgã, que aparece na capa da revista National Geographic em 1985.




Bom, a primeira parte deste projeto está em andamento. A segunda parte começa no final de julho, quando devo retornar a Buenos Aires para a montagem da exposição.
Posso dizer que tem sido uma experiência incrível. O meu desejo como fotógrafa é emocionar as pessoas através das minhas imagens, é poder compartilhar o meu olhar, isso sim é o que vale de verdade.
O festival abre oficialmente dia 4 de Agosto de 2010.
Vou postar o convite mais para frente.
Estão todos convidados.

Uma última coisa: o festival está com inscrições abertas para leituras de portfolio. É uma oportunidade de mostrar o trabalho para curadores, fotógrafos, colecionadores e  diretores de vários festivais de fotografia.
Informações no site.

www.eaf.com.ar
www.ccborges.org.ar
www.intercolor.com.ar



10 comentários:

  1. O Centro Cultural Borges parece maravilhoso. Tenho certeza que a exposição vai ficar o máximo. Se conseguir me organizar, estarei lá.
    Bj
    João

    ResponderExcluir
  2. A exposição agora ficou internacional!
    Parabéns!
    Jefferson

    ResponderExcluir
  3. Fifi parabéns mais uma vez ...amei saber da exposição em Buenos Aires ...minha mãe tem conhecidos por lá e assim que estiver próximo nos avise .Bjs somos suas fãs familia Stankus

    ResponderExcluir
  4. Você como fotografa deve estar realizada porque seu trabalho emociona.

    Adorei este texto. Instrutivo.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns !!! Que espaço lindo para abrigar suas fotos !!!

    Bjinhos e sucesso sempre :)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Fifi, o livro é ótimo! A exposição ainda não tive a oportunidade de ver, mas agora ficou mais perto.
    Abs
    Marenco

    ResponderExcluir
  7. Fifi,
    Tenho acompanhado seu blog, está cada vez melhor. parabéns.

    Elisa Cohen

    ResponderExcluir
  8. Fifi,
    Parabéns, adorei o artigo.
    E que local maravilhoso, da exposição em Buenos Aires.
    O blog está muito bom, comunicativo e com fotos lindas.
    abraços
    Patricia

    ResponderExcluir
  9. Fifi, que maravilha essa notícia! Vc merece, dedicou muitos anos nesse projeto, que é lindo e emocionante. Grande beijo.

    ResponderExcluir