quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O ano de 2012

Não sei se o mundo vai acabar mesmo daqui alguns dias, eu acho que não.
Mas o que eu realmente gostaria de compartilhar com voces, é contar um 
pouco do que foi 2012 para mim.
Eu comecei o ano, com o objetivo de mostrar o meu trabalho.
Acredito que as pessoas só vão conhecer o seu trabalho se voce mostrar. 
E foi isso que fiz. E foi muito bom. É importante ouvir opiniões e críticas, 
é valioso e inspirador.
Em março, mostrei no Espaço de Arte do restaurante Trio, a exposição  
Um Lugar só Seu, com curadoria da Carolina Magano Prado. Ver post:
 

Em abril, participei das leituras de portfolios no Fotofest em Houston. 
É uma bienal de fotografia, com exposições, palestras, leilão e workshops. 
A leitura de portfolio é uma grande oportunidade para o fotógrafo mostrar 
seus projetos. São 4 dias, intensos, de entrevistas de 20 minutos com cada 
revisor. Eles são curadores, editores, diretores de museus, fotógrafos e 
diretores de festivais do mundo todo.
É  vislumbrar uma chance de mostrar seu trabalho numa revista, blog ou ser 
convidada para uma exposição. O importante é mostrar, e é claro maravilhoso 
se der algum retorno. Eu consegui uma publicação na 6mois, ver post:

com Anna Tucker, curadora de  fotografia do Museum of Fine Arts, Houston
 
Em agosto, participei do XVII Encuentros Abiertos, Festival de La Luz, 
em Buenos Aires, com o projeto O Tempo está Passando, no Centro 
Cultural Recoleta. Ver posts:
Também em Salta, Argentina, o Muséo de Arte Contemporáneo, mostrou 
novamente a exposição Origem
E em setembro, Origem voltou a São Paulo, desta vez no Shopping
da Moóca.
Em outubro, inaugurou na Pinacoteca do Estado de São Paulo, a exposição  
O Mais Parecido Possível - O Retrato, da qual eu faço parte, e tem a   
curadoria de Diógenes Moura. Ver post:
E por fim, em novembro fui a Paris, para participar do Lens Culture 
Fotofest, também para leitura de portfolio, desta vez com outros revisores. 
Foi muito produtivo, e voltei com alguns convites. Agora é torcer para dar 
certo. Aproveitei e visitei o Paris Photo, no Grand Palais. É a mais 
importante feira de fotografia do mundo, onde só se mostra o melhor 
do melhor.
Incrível ver o trabalho de fotógrafos consagrados e ter a 
oportunidade de ver muitos que não conhecia.



Bernd & Hilla Becher, Zeche Zollern 2, Dortmund- Bövinghausen, 1972
 
tietagem com Hilla Becher

Ainda acontecia em Paris, o Mois de La Photo, com mais de 80 exposições 
espalhadas pela cidade. Uma verdadeira maratona.
Apesar de ter visto muita fotografia, a exposição que mais me emocionou fo
a de Edward Hopper (1882-1967), no Grand Palais até 28 de janeiro de 2013. 
A exposição está dividida cronologicamente em duas partes: a primeira, 
mostra seus anos de formação (1900- 1924), comparando seu trabalho com 
a arte de seus contemporâneos que ele viu em Paris, da qual foi bastante 
influenciado.
A segunda, mostra seus trabalhos já maduros, (1924-1966) desde seus 
primeiros quadros, emblemáticos pelo seu estilo pessoal. 


Ufaacabou. Agora um descanso merecido porque ano que vem
tem mais.
Agradeço a todos que acompanharam meu blog, que me apoiaram
e torceram por mim.
Um ótimo final de ano, e que venha 2013.







2 comentários:

  1. Fifi, faz tempo que nao nos falamos, mas estou sempre acompanhando seu trabalho. Sou sua fã de carteirinha e me sinto privilegiada por ter te conhecido. Se 2012 foi agitado, 2013 será ainda mais. Seu trabalho é maravilhoso. Que Deus ilumine seu caminho sempre.

    Muitas felicidades, Fifi!

    Beijo,

    Adriana Goes

    ResponderExcluir
  2. You really make it seem really easy with your presentation but I in finding this matter to
    be actually one thing which I believe I would never understand.
    It kind of feels too complex and very broad for me. I'm taking a look forward on your subsequent publish, I will try to get the grasp of it!

    my web-site cash advance columbus oh
    my web page > cash advance tampa

    ResponderExcluir