segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Festival de La Luz, 2010


No dia 4 de agosto, inaugurou oficialmente o XVI Encuentros Abiertos – Festival de La Luz 2010, em Buenos Aires. Uma bienal de fotografia que durante 2 meses apresenta 101 mostras oficiais em museus e centros culturais em 31 cidades do país.
O festival é considerado o evento mais importante da América Latina.
O tema central deste ano, é  “Migraciones – Identidades en Tránsito”, e traz fotógrafos locais e internacionais, como o  húngaro Brassaï e o tcheco Josef Koudelka, um ícone da fotografia documental que traz sua obra pela primeira vez à Argentina com a mostra "Invasion 68, Praga". Trabalho maravilhoso. Imperdível.

Invasion 68, Praga,  Espaço de Arte Fundación OSDE

Josef Koudelka 

O evento também inclui ciclos de conferencias e debates, leitura de portfolios e intervenções urbanas em ruas e praças espalhadas pela cidade.
Buenos Aires está respirando fotografia. Cartazes espalhados divulgam as exposições e eventos. Inaugurações acontecem todos os dias. Fotógrafos, estudantes, turistas, amantes da fotografia, se cruzam o tempo todo.
A minha exposição “Origem”, inaugurou no Centro Cultural Borges, no dia da abertura oficial,  com a presença do Ministro da Cultura, muitos convidados e amigos.   A mostra ficou praticamente igual que fiz em São Paulo, com curadoria de Diógenes Moura.


Ministro da Cultura, Ing. Hermán Lombardi

La Nacion, na manhã seguinte

Ainda na mesma sala, estava o fotógrafo suíço Andreas Seibert, com a exposição “From Somewhere To Nowhere: China’s Internal Migrants”, que documenta a jornada do dia a dia de milhares de pessoas que migram de províncias subdesenvolvidas, para os grandes centros, devido ao enorme crescimento economico na China. E também uma instalação da fotógrafa argentina, Graciela Sacco, intitulada: “Cualquier salida puede ser un encierno”.

No andar de cima, uma coletiva, “Migraciones”. Entre os fotógrafos, José Diniz, do Brasil com fotos da série “Farol”.
O Brasil está bem representado com os fotógrafos Leopoldo Plentz, Sérgio Carvalho, Tadeu Vilani e Andrea Méndes. E também para o Fórum  Internacional de Portfolios, estão Joaquim Paiva, Joana Mazza, Carlos Carvalho e Iatã Cannabrava.
Nos dias seguintes, uma maratona. Leitura de portfolio, e várias inaugurações. Muita coisa para ver e pouco tempo. Consegui ver Josef Koudelka e parte da mostra no centro Cultural Recoleta.  Uma das mostras que mais me emocionou foi a do fotógrafo holandes, Jan Banning, "Burocráticos” . Funcionários públicos, retratados em suas salas,  mostrando a diversidade dos diferentes países, mas ao mesmo tempo, a semelhança que une todos os empregados anonimos que trabalham para a máquina do estado. Espetacular.











Só estou comentando algumas, tem inúmeras mostras imperdíveis.
Precisaria ficar mais alguns dias ou semanas para poder acompanhar tudo com a intensidade que o festival oferece. Afinal muita coisa acontece até 30 de setembro.
Essa oportunidade de conhecer tantos talentos juntos e poder ver os trabalhos que se produzem,  é inspirador.
Conheci pessoas interessantes, fotógrafos, curadores, diretores de festivais, galeristas. Foi uma troca muito boa, muito valiosa.

Leopoldo Plentz, Brasil- Centro Cultural Recoleta

José Diniz, Brasil- Centro Cultural Borges

Priya Kambli, India - Centro Cultural Recoleta

Sérgio Carvalho, Brasil- Museu Nacional de Belas Artes, Neuquén

Charlotte Haslund-Christensen, Dinamarca- Centro Cultural Recoleta

A possibilidade de poder compartilhar as minhas “famílias” com mais pessoas, isso sim é o que vale a pena. Afinal, esta é a minha verdadeira busca como fotógrafa.
 Silvia Mangialardi, diretora da revista Foto Mundo
e Elda Harrington, diretora do festival

amigos queridíssimos que vieram me prestigiar: 
Roberto Linsker, João e Valentina, Claudio, Leonardo, Ana Augusta,
Mauricio, Joca e Loly, Ronald

Para terminar, algumas imagens da cidade que apesar do frio, céu azul todos os dias.

Coleccion de Arte Amalia Lacroze de Fortabat, Puerto Madero

San Telmo

Praça em frente ao palácio  San Martín

Praça San Martín




3 comentários:

  1. Fi

    Seu trabalho ficou lindo, maravilhoso, grandioso...

    bjs

    José Diniz

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!
    Q ORGULHO HEIN...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo sucesso, beijins da Cris

    ResponderExcluir